SIPA-CINZAS – Sistema Inteligente de Preservação Ambiental do Rio das Cinzas: O Município de Tomazina criará o SIPA, que nada mais é do que uma forma de controle ambiental para se evitar a pesca fora das normas legais no trecho estabelecido pelo Projeto Dourados do Cinzas.
Como funcionará esse sistema?– Através das filmagens coletadas pelas câmeras dos Totens e de drones, a empresa gestora do SIPA montará dossiês que serão encaminhados de imediato para o Batalhão da Polícia Militar Ambiental – Força Verde, seguindo o seguinte organograma:

Em 18 km do Rio das Cinzas, haverá um sistema de gestão e controle composto por várias pessoas integradas em um só objetivo: transformar esse trecho em um paraíso para a Pesca Esportiva. Todos têm a ganhar, poucos terão a perder. E mesmo essas pessoas que no início ficarão contrariadas em não poder mais “tarrafear” ou “armar redes” no Rio das Cinzas, aos poucos compreenderão que medidas simples protetivas transformarão não só a realidade ambiental com o aparecimento de muito mais peixes, mas também a realidade financeira do próprio Município, com surgimento de grandes oportunidades de negócios para esses próprios predadores atuais e seus familiares.

Sorria, você está sendo filmado: Nos principais pontos de pesca a Prefeitura Municipal de Tomazina em parceria com a Polícia Militar do Paraná e Instituto Águas e Terras estarão inserindo os “Pinheiros Paranaenses de Proteção”, que nada mais são do que totens de fiscalização contendo câmera com transmissão diuturna. Qualquer dano a este patrimônio público incorrerá nas penas do art. 163 do Código Penal.
Portanto, se você encontrar essa placa nos locais de pesca, saiba que estará sendo monitorado em sua atividade esportiva e as imagens servirão de prova contra eventuais ações ilegais.

E ai daqueles que pretenderem vandalizar esses patrimônios públicos, o art. 163 do Código Penal foi feito para essas pessoas, lembrando que as imagens são armazenadas em provedores preservados longe do sistema.