
Os locais de pescas oficiais são denominados como Ponturpesca´s (Pontos Turísticos de Pesca), estruturados com o objetivo de atrair o público-alvo, que é o pescador esportivo de toda Região do Norte Pioneiro, do Brasil e do mundo. O desafio constante será fazer com que o mesmo entenda que a esportividade da captura do peixe nativo é, via de regra, envolvente e complexa por se tratar de animal mais atlético. O peixe de rio é mais “brigador” pelo constante movimento em águas correntes e pela necessidade de lutar por alimento e território. Um dourado capturado em um braço de rio apresenta ataques explosivos, saltos constantes e fugas rápidas. Da mesma forma, uma traíra selvagem usa estruturas naturais como troncos e pedras para escapar, tornando a captura muito mais interessante que a pesca em lagos artificiais que é bastante previsível. Além do desafio maior, toda a comodidade oferecida pelos estabelecimentos de pesque e pague o pescador esportivo estará encontrando também no Rio das Cinzas. Por último, tem a questão ambiental de suma importância para os futuros pescadores: no Rio das Cinzas o atleta pescador estará auxiliando, “e muito”, na preservação e conservação das espécies naturais através de exploração econômica sustentável de toda a cadeia produtiva do comércio Tomazinense, ao contrário dos pesqueiros que são empreendimentos privados que introduzem peixes não naturais da bacia os quais, invariavelmente, escapam para os nossos rios causando enormes catástrofes na cadeia alimentar.
- Onde serão instalados os PONTURPESCA´s?
Estrategicamente definidos em locais distantes entre 2,6 km a 7,4 km um do outro exatamente para que as empresas de turismo de Tomazina possam oferecer pacotes específicos de pesca embarcada com mais ou menos horas de atividade. Em princípio serão instalados 5 locais oficiais onde os proprietários deverão participar da licitação e contratação conforme definido pela Lei n° 11.079, de 30 de dezembro de 2004, podendo ser instalados na margem direita ou esquerda do Rio e também ampliado ou reduzido, conforme interesse empresarial dos Parceiros Públicos Privados.
PONTO 1 – SALTO CAVALCANTI – MARGEM DIREITA
Neste local existe uma estrutura muito boa para visitação e uma corredeira espetacular para a pesca de dourado com molinete ou fly. A pesca poderá ser embarcada com botes infláveis ou de barranco em extensão aproximada de 200 metros atendida pelo bar via WhatsApp. Distância da Cidade = 12 km. Não possui rampa náutica. Vende iscas artificiais ou naturais.
![]()
PONTO 2 – PPP
Distante aproximadamente 4 km do PONTO 1 (por água), será o primeiro local para parada de apoio caso o Pescador Esportivo opte por descer com barco inflável desde o Salto Cavalcanti. Esse trajeto de 4,4km e poderá ser feito através de pacotes de até 5 horas de pesca, sendo opcional a refeição ao final desse trecho. Local com rampa náutica. Distância da Cidade = 8 km. Possui rampa náutica. Vende iscas artificiais ou naturais.
![]()
PONTO 3 – PPP
Distante aproximadamente 7 km do PONTO 2 (por água). Ótimo local para a pesca de barranco com boa infraestrutura de alimentação e sanitários. Propício para a pescaria em turmas ou família. Distância da Cidade = 4 km. Possui rampa náutica. Vende iscas artificiais ou naturais.
![]()
PONTO 4 – PPP
Distante aproximadamente 3 km do PONTO 3 (por água). Local ótimo para a pesca embarcada com botes de borracha e para a pesca de barranco com boa infraestrutura de alimentação e sanitários. Propício para a pescadores aventureiros de Fly que queiram desafiar as fortes corredeiras neste trecho. Distância da Cidade = 2,5 km. Possui rampa náutica. Vende iscas artificiais ou naturais.
![]()
PONTO 5 – PPP – MARGEM DIREITA
Distante aproximadamente 3 km do PONTO 4 (por água). Local urbano inserido na área central da Cidade ótimo para fins de ensinamento de filhos, netos e alunos de escolas públicas aos fundamentos da pesca esportiva. Bom para peixes pequenos como lambaris e mandis, mas não é impossível de pegar dourados também. Não possui rampa náutica. Vende iscas artificiais ou naturais.

PONTO 0 – PPP – MARGEM DIREITA
O Ponto Zero está instalado a jusante da ponte da Cidade e será de grande importância para os propósitos do projeto, principalmente na questão político-social. Para conter os munícipes contrários ao pesque-e-solte, o Município disponibiliza um píer que oferece conforto e segurança para os pescadores locais que não seguirão as regras de acesso dos demais PONTURPESCA´s. Esses pescadores serão atendidos pelas instalações do bar já existente.
- Como participar das PPPs?
As PPPs são regulamentadas pela Lei n° 11.079, de 30 de dezembro de 2004, que estabelece normas gerais para a licitação e contratação de PPPs no âmbito da administração pública. Todos os proprietários rurais ribeirinhos serão chamados para participarem dos lotes licitatórios de acordo com os objetivos estratégico do Projeto. O Município entrará, através de recursos do Governo Estadual, com a infraestrutura de estrada, limpeza diária, fossas sépticas, sinalizações, totem de fiscalização, instalações de container para banheiros, escritório, cozinha e refeitório e os proprietários rurais com toda a mobília necessária para atendimento do público com alimentação e bebidas bem como a instalação e manutenção da rede de internet, serviços de bar e limpeza do local com a respectiva separação do lixo reciclável e orgânico. Cada proprietário deverá contratar, no mínimo, um condutor de turista da pesca esportiva devidamente treinado para as ações esportivas que vão desde a conferência documental inicial até o procedimento correto de apanhar e soltar o peixe.
Referências:
Restaurante
Banheiros
Internet
Iscas artificiais e vivas
Rampa náutica
Fly fishing