Recordes

O Projeto Dourados do Cinzas é uma ação turística, desportiva e ambiental promovida pelo Município de Tomazina em parceria com o Governo do Estado do Paraná e fiscalizado pelo Instituto de Águas e Terras e pelo batalhão da Polícia Ambiental do Paraná que visa a proteção e exploração econômica sustentável de 18 km do Rio das Cinzas, denominado pela Portaria………, como “Reserva de Pesca Esportiva”.

Dentro dessa área delimitada da Reserva de Pesca Esportiva existem os PONTURPESCA´s (Pontos Turísticos de Pesca) que são os receptivos oficiais que permitem a participação de todas as promoções realizadas, inclusive da homologação de recordes de peixes, desde que capturados dentro das normas instituídas para a pesca esportiva.

Dessa forma, qualquer usuário devidamente cadastrado poderá solicitar através do preenchimento do formulário acima a homologação pessoal do seu recorde ou do recorde geral. Este Formulário deverá ser entregue ao responsável do PONTURPESCA juntamente com os meios probatórios de filmagens e fotos que são obrigatórios (via WhatsApp). Todo o material colhido será encaminhado à Secretaria Municipal de Turismo para análise e veredito final no prazo máximo de 10 dias.

Qual Instituição homologará o recorde?

A responsabilidade pela análise dos recordes ficará a cargo da Secretaria Municipal de Turismo do Município de Tomazina, a qual ficará responsável pela análise do processo e publicação do resultado na página oficial.

Quem pode solicitar a homologação do recorde?

Qualquer pessoa que comprove que a captura se deu dentro dos limites estabelecidos do Projeto, mediante apresentação do comprovante de ingresso em algum PONTURPESCA.

A homologação vale apenas para tamanho ou peso também?

Para os peixes nativos que não podem ser transportados o recorde vale apenas para o tamanho (comprimento). Para os peixes nativos que podem ser transportados de acordo com a cota legal assim como para os peixes não nativos, onde a retirada do animal do meio ambiente passa a ser obrigatória, o recorde será por tamanho e também por peso.

O que é preciso para se homologar um recorde?

Se você deseja homologar um recorde deverá estar atento às normas e devidamente preparado para quando finalmente fisgar o seu troféu. Estar familiarizado com as regras e devidos processos de medição é essencial para que seu peixe seja homologado.

  • A primeira exigência é que a medição seja realizada com a régua oficial do Projeto Dourados do Cinzas que o pescador poderá adquirir em qualquer PONTURPESCA. A Portaria IAT 219/2022 define a medição do comprimento total – Lt (em centímetros) considerando a distância entre a ponta do focinho e a maior extremidade da nadadeira caudal do peixe.
  • Para a pesagem somente será válida as balanças oficiais existentes nos estabelecimentos parceiros e o peixe terá que estar inteiro.
  • Será necessário a apresentação da filmagem da captura e soltura para os peixes nativos impedidos de serem transportados pela Portaria IAT 650/2025 e para os peixes não nativos ao invés da filmagem da soltura que NÃO é permitida, o interessado deverá filmar também a pesagem. Para os peixes nativos autorizados a levar dentro da cota definidos também na Portaria 650/2025, vale o tamanho e peso não havendo necessidade de encaminhar o vídeo da soltura.
  • Além da filmagem é obrigatória a FOTO OFICIAL retirada do peixe e pescador através do aplicativo Timemark ‎App Timemark:Timestamp Camera, GPS – App Store que poderá ser baixada gratuitamente em qualquer celular. Essa foto estará inserida na Galeria da Fama se o recorde for homologado.
  • Pagar a taxa de R$ 100,00 (cem reais) para a homologação e publicação no site. Esse valor será depositado no fundo Municipal de Turismo e poderá ser utilizado para ações que envolvem a atividade pesqueira de Tomazina.
  • Em posse de todo o material probatório o interessado deverá preencher o formulário inserido em pdf na página e enviar por e:mail para pescaesportiva@gmail.com . Em dez dias o projeto responderá se a solicitação foi ou não deferida.

Após o pagamento, o recorde é homologado automaticamente?

O interessado tem que entender que o pagamento serve apenas para que a Secretaria Municipal de Turismo analise o seu requerimento de homologação que poderá ou não ser deferido. Caso o pedido não seja deferido por qualquer motivo o valor não será devolvido e não caberá recurso dessa análise.

Promoção anual

Todo dia 29 de junho, que se comemora o Dia do Pescador Esportivo, em homenagem a São Pedro, o padroeiro dos pescadores, o Projeto pagará R$ 1.000,00 (mil reais) para o detentor do recorde do DOURADO. Somente para essa espécie será válida a promoção na categoria GERAL. Ou seja, se o autor da proeza, independentemente de idade ou modalidade embarcada ou não, pegar um exemplar realmente grande, corre o risco de receber o prêmio por vários anos enquanto perdurar as atividades do Projeto.